quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BLOG TEMPORARIAMENTE INATIVO

Pessoal,

Pedimos desculpas e informamos que o blog ficará sem novidades temporariamente. Durante esse período estará sendo elaborado um novo site, mais interativo e mais dinâmico.

Agradecemos a compreensão.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Wagner destaca política social

Na edição desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador, Jaques Wagner falou sobre a valorização da política social em sua gestão: “É a nossa tarefa, porque é o que eu digo, a melhor política social é a geração de trabalho, emprego e renda. E é isso que a gente está fazendo”. O chefe do Executivo também falou sobre a assinatura do contrato com as empresas que construirão a nova Fonte Nova, e do Fórum Social Mundial, que será realizado na Bahia esta semana e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ex-prefeito de Itaberaba em Escândalos

O ex-prefeito de Itaberaba, Jadiel Mascarenhas, negou reportagem publicada na Tribuna da Bahia todas as acusações feitas contra ele na imprensa de que teve os bens apreendidos pela Justiça Federal e que havia desviado R$ 16.971.690,75 dos cofres municipais. O gestor entregou ao diretor-presidente do jornal, Walter Pinheiro, um documento autenticado da Controladoria Geral da União (CGU), que desqualifica as informações distribuídas para a imprensa. Para o ex-gestor, as informações são “certamente de interesses políticos duvidosos”. Ele ressaltou que o referido valor foi repassado “pela União, sob a responsabilidade de órgãos federais, estaduais, municipais e entidades legalmente habilitadas, todos devidamente aplicados, não podendo se falar, portanto, em desvio de recursos e, sim, em fiscalização”.

Lula em viagem com Wagner

Nesta terça-feira (26), o governador Jaques Wagner tem tempo de sobra para tratar de assuntos de interesses políticos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após ter se reunido com o ministro dos Portos, Pedro Brito, para tratar das licitações do Porto Sul, e conversar com presidente da Infraero, Murilo Barbosa, sobre a permanência da administração do Aeroporto de Salvador, ele foi convidado especial de Lula para viagem a Porto Alegre. No início da noite desta terça-feira, JW chega na capital do Rio Grande do Sul. Wagner aproveitou o trajeto no próprio Aerolula para tratar de assuntos já agendados com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ainda nesta terça, o governador retorna a Brasília, onde dormirá no Palácio da Alvorada, e já na quarta-feira (27) segue para Recife para participar de um ato em homenagem às vítimas do holocausto.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Muita politica na lavagem do Bonfim

Em ano eleitoral, a Lavagem do Bonfim, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, foi marcada por propaganda dos políticos. Eles tentaram disfarçar o teor do cortejo, mas aproveitaram o momento para criticar os adversários. Esse foi o discurso do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e do ex-governador Paulo Souto (DEM), que disseram que pediam paz para a Bahia ao Senhor do Bonfim. "A Bahia está muito violenta" e "Pedi paz para o povo do Haiti e da Bahia, que precisa melhorar a saúde", disseram Geddel e Paulo Souto, respectivamente, em alfinetada ao governo de Jaques Wagner.
Esse também foi o teor das frases impressas nas camisas dos pemedebistas, que diziam "A Bahia merece ter paz". O governador, que não participou do ato ecumênico na igreja da Conceição da Praia, reclamou da dimensão política que a festa ganhou, mas também aproveitou o espaço para fazer propaganda do seu governo. O petista segue acompanhado dos seus secretários.
O prefeito João Henrique também criticou o tom político do evento. "Fico triste e não concordo quando os partidos usam a festa para pagar pessoas e para agredir outros políticos", disse, se referindo às vaias e confusão que aconteceram no início do seu cortejo, quando seguranças ameaçaram a imprensa e houve empurra-empurra. Esse é o segundo ano consecutivo que seguranças do prefeito se envolvem em confusão na festa. No ano passado, um jovem foi agredido após protestar.

Atarde OnLine

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prefeita de Mata de São João surpresa com notícia

A ex-prefeita de Mata de São João, Márcia Carneiro Dias (PMDB), que foi acusada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) de proceder contratações irregulares em 2002. Ela afirma que no ano em que as acusações ocorreram, suas contas haviam sido aprovadas normalmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios e que apenas a falta de apresentação de documentos causou ressalvas. Este fato, no entanto, foi justificado ao TCM. Para Márcia, a ação é decorrente da atuação de adversários políticos que, no entanto, estão desacreditados.

Fonte: BahiaNotícias

WAGNER E LULA DISCUTEM PONTE SALVADOR- ITAPARICA

A edição desta semana do programa de rádio “Conversa com o Governador” faz um resumo dos assuntos discutidos entre o governador Jaques Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve na Bahia para passar o Réveillon. O chefe do Executivo baiano defendeu a construção da ponte que vai ligar Salvador a Ilha de Itaparica, “que é um sonho também já sonhado pelo presidente Lula”. O governador ressaltou que o sistema ferry-boat não consegue cumprir o seu papel, principalmente nas datas mais festivas, quando a circulação de veículos e pessoas para a ilha é muito intensa

Fonte: Agecom-BA

domingo, 10 de janeiro de 2010

Ciro ainda na disputa presidencial

Ele até deu declarações lamentando o anúncio do afastamento do governador Aécio Neves (MG-PSDB) da disputa pela vaga de candidato à Presidência da República (veja o post “Aécio joga a bola para Serra“), mas, no fundo, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) deve ter festejado o fato. Isto porque a saída de Aécio afunila o cenário da sucessão do presidente Lula e dá uma sobrevida à postulação do próprio Ciro, que já havia até dito que se o mineiro fosse candidato ele poderia renunciar.

Afinal, Ciro não esconde de ninguém sua antipatia pessoal com o governador de São Paulo, José Serra, que sobrou no tabuleiro do PSDB para a disputa presidencial. E, com a desistência de Aécio, o parlamentar cearense fortalece o seu ânimo nesta briga e será mais fácil convencer o seu próprio partido, o PSB, a aceitar sua candidatura à Presidência, correndo numa faixa paralela à da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Por todas as razões, portanto, Ciro Gomes deve ter comemorado (em ambiente íntimo) o anúncio que tão solenemente Aécio fez na tarde da última quinta-feira.

Atarde On Line.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Wagner anuncia licitação para a construção do Hospital Regional da Chapada Diamantina

Em visita ao município de Piritiba (a 316 km de Salvador), o governador Jaques Wagner inaugurou nesta sexta-feira (8) a recuperação de 34 km de trecho da BA 131 e anunciou a abertura de licitação para a construção do Hospital Regional da Chapada, no município vizinho de Seabra. O hospital será construído numa área de cerca de 22 mil metros quadrados cedida pelo Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), na margem da BR 242.

O governador explicou que os moradores da região não precisarão mais de transferência para Feira de Santana ou Salvador, rotina que cerca de 1200 pessoas por mês são obrigadas a percorrer somente para a capital.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cristóvam não será candidato a presidente

O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), que concorreu à presidência da República nas últimas eleições, descartou tentar novamente o pleito no ano que vem e revelou ainda que sua sigla irá apoiar Dilma Rousseff em 2010. A informação foi transmitida por meio de seu Twitter. "Meu partido já decidiu apoiar a Dilma e eu não terei vez para presidente em 2010. Ainda não foi oficializado, mas todas as conversas são nesse sentido. O [ministro Carlos] Lupi e o Paulinho [deputado Paulo Pereira] já deixaram claro isso", disse o senador. É público e notório, no entanto, que Buarque é contra apoiar a ministra da Casa Civil. Para ele, o PDT deveria seguir com um candidato próprio e apoiar o plano petista é deixar a legenda sem exposição nacional no momento das eleições. “Eu defendia e defendo a candidatura própria. Não precisava ser o meu nome, mas de um político de expressão do partido. Era importante aproveitarmos as eleições para reforçarmos a nossa bandeira”, declarou.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PMDB usa Lula em campanha na Bahia

Os eleitores baianos vão acompanhar mais uma campanha eleitoral em que os candidatos do PT e do PMDB vão fazer de tudo para mostrar aproximação e até intimidade com o presidente Lula, tido como o principal cabo eleitoral em 2010. Se na eleição municipal de 2008, o prefeito João Henrique (PMDB) e o deputado Walter Pinheiro (PT) tentaram puxar Lula para seus lados, agora é a vez do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e o governador Jaques Wagner (PT) fazerem o mesmo.

Fonte: Atarde On Line

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Clima quente para eleições 2010

Se o clima já anda tenso no cenário político baiano, as coisas tendem a esquentar ainda mais quando iniciarem os debates e programas partidários nas emissoras de rádio e televisão. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), que é candidato ao Governo da Bahia, demonstrou total ansiedade, em entrevista ao Se Liga Bocão com José Eduardo na Itapoan FM, com a chagada das propagandas eleitorais e prometeu discutir fortemente com o governador Jaques Wagner (PT), que segundo o peemedebista, se faz de desentendido com a saída do seu partido da base do governo. “Ele (Jaques Wagner) diz que não sabe porque deixamos o governo. Ele sabe sim. Eu posso relatar dezenas de motivos, como a falta de apoio à Prefeitura de Salvador, à UPB (União dos Municípios da Bahia) e outros descasos com a população”, arrematou. O titular do Governo Federal voltou a bater na questão da Segurança Pública, ao dizer que JW não prioriza a situação e deixa o assunto sob responsabilidade do secretário César Nunes. Sobre a última pesquisa do Datafolha, que o coloca em 3º lugar nas intenções de voto, Vieira Lima se mostrou satisfeito com o resultado, já que se considera menos conhecido do que os outros candidatos, que disputaram eleições majoritárias e a situação tende a mudar.

Contas de prefeituras rejeitadas.

No exercício de 2008, das 417 prefeituras da Bahia, 195 tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e outras 185 obtiveram a aprovação das contas com ressalvas. O período de análise, que terminou no último dia 15 de dezembro, registrou um número recorde de rejeições, só tendo Feira de Santana e Ipirá entre os municípios com as contas integralmente aprovadas. Segundo informações do TCM, 28 prefeituras e 17 câmaras municipais sequer prestaram contas e, portanto, só serão julgados em 2010. De acordo com Antônio Dourado, coordenador de assistência aos municípios do TCM, a representação será feita ao Ministério Público, os prefeitos terão o direito de se defenderem, mas estarão sujeitos às sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com informações do jornal A Tarde.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Boas expectativas para o Brasil em 2010, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (31), na Bahia, ter certeza de que 2010 será um dos “melhores anos da história” para o país.

“Eu tenho a convicção de que nós vamos ter um dos melhores anos da história do Brasil. Eu não vou dizer o melhor porque cada um acha que o ano melhor é o que foi bom para ele, mas para o Brasil como um todo eu acho que 2010 será um ano excelente”.

Lula destacou que “muitas obras” estão sendo realizadas pelos governos municipais, estaduais e o governo federal. Ele afirmou ainda acreditar que a economia “vai de forma excelente”.

Fonte: G1.com